Benefícios do mel para saúde: saiba tudo sobre este superalimentoIaciara GO

Benefícios do mel para saúde: saiba tudo sobre este superalimento

 mel é um alimento que, além de delicioso, tem muitos benefícios para a saúde e pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade digestiva e até ajudar na prisão de ventre. Lembrando também que o mel é considerado antisséptico, antioxidante, digestivo, expectorante e calmante. É o único alimento naturalmente doce que contém proteínas e sais minerais, como potássio e magnésio, que são importantes para a saúde.

Por ser fonte natural de carboidratos, o mel ajuda a aumentar o desempenho, resistência e reduzir a fadiga muscular dos atletas. A glicose no mel é absorvida rapidamente pelo organismo, fornecendo energia.

Possui também uma grande quantidade de sais minerais, como sódio, potássio, cálcio, manganês, ferro, fósforo, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B6, além de ser rico em flavonoides e compostos fenólicos.

tipos de mel e seus benefícios:

Mel silvestre: extraído de diversas flores, sendo o mais popular. Pode ajudar no tratamento das vias respiratórias, combater radicais livres e ainda tem componentes com função calmante. É riquíssimo em minerais;
Mel de flores de café: extraído de florada mais rara. Tem, em seu sabor, notas mais cítricas, sendo mais suave. Funciona como um energizante natural;
Mel de assa-peixe: extraída da assa-peixe, planta típica do Brasil, com sabor e aroma extremamente agradáveis. Contém propriedades expectorantes e calmantes;
Mel de flor de eucalipto: por conta da grande concentração de nutrientes como magnésio, ferro, enxofre e cálcio, sua cor é mais escura e o sabor mais intenso. Pode ajudar no funcionamento intestinal e na melhora dos sintomas de doenças do trato respiratório. Muito usado para aliviar tosses, resfriados, sinusites, irritações de garganta e bronquites;
Mel de flor de laranjeira: ajuda nos distúrbios do intestino e também funciona como tranquilizante. Possui um sabor suave, por isso é um ótimo adoçante para bebidas, frutas, cereais e pães;
Mel de flores de limão: possui sabor cítrico, um verdadeiro xarope natural, ajuda a controlar a acidez estomacal.
Mel com própolis: o própolis é uma resina que varia de verde a marrom escuro e as abelhas usam para isolar e proteger a colmeia assegurando um ambiente estéril. Por ser considerado um antibiótico natural e poderoso, seu uso é comum no tratamento de feridas e na produção de cosméticos.
Mel com pólen: o pólen é o elemento reprodutor masculino da planta. É considerado um dos alimentos mais nutritivos da natureza por ser rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas do complexo B e enzimas. Possui ação energizante, anti-inflamatória e antioxidante.
Mel com geleia real: a única coisa que faz uma operária normal e uma abelha rainha se diferenciarem é a geleia real. Contêm grandes quantidades de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas, substâncias minerais, além de compostos que ajudam nos processos de regeneração das células.
Mel orgânico: é produzido sem a utilização de componentes químicos, como antibióticos, fertilizantes e agrotóxicos.
contraindicações do mel

O mel é um alimento contraindicado em algumas situações como:

Crianças menores de 1 ano de idade: devido ao sistema digestivo não estar totalmente desenvolvido e pela possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel chamada Clostridium boltulino.
Alérgicos: devido aos grãos de pólen presentes no mel, pessoas sensíveis e ou com tendência a alergias podem ter reações.
Diabéticos: pessoas com diabetes devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que elevam rapidamente a glicemia do sangue.